top of page
  • Foto do escritorDesafio História

A Família Martins Catarino e o Bairro Garcia D'ávila

Atualizado: 15 de set. de 2020

Memorial Virtual: Museu da Memória e da História do Bairro do Garcia.

Iniciamos o processo de produção do acervo para a nossa plataforma Virtual.


Etapas de construção. Memória do Bairro

A Família Martins Catarino e o Bairro Garcia D'ávila


A família Martins Catarino tem uma importância na ocupação territorial do local que hoje conhecemos como Bairro Garcia D'ávila.

Imagens retiradas da internet


Essa família da Elite industrial baiana se estabeleceu

estabeleceu na região do centro da cidade no começo do século XX. O comendador Bernardo Martins Catarino e dona Úrsula Catarino são pais de Henriqueta Martins Catarino, feminista e ativista baiana responsável direta pela formação do Instituto feminino da Bahia. Localizado no centro de Salvador. Lá é possível ter acesso á um dos mais ricos acervos memoriais sobre vestimenta e cultura popular na Bahia. Tentamos uma visita ao Instituto, mas não podemos ter acesso ao local por causa da pandemia. Mas o que nos interessa é saber como essa família contribuiu para a ocupação do Bairro do Garcia.


Imagens retiradas da internet

Henriqueta Martins Catarino

Segundo o professor Adelmo, professor de história do colégio Edgard Santos, em entrevista concedida para o desafio de história, em 2018, A família Catarino é responsável pela o arrendamento de vários terrenos na cidade inclusive na região onde atualmente se localiza o Colégio Estadual Edgar Santos:

“o barão construiu , onde hoje localiza-se o colégio Edgard santos, o palácio do barão visconde de são lourenço local muito bonito, ficando ele ali por muito tempo até que entrou em decadência e foi embora de volta pra Santo amaro da purificação, para dedicar-se ao desenvolvimento de alambiques. ficando o castelo abandonado até que um homem ainda jovem que veio trabalhar com o sogro, futuramente tornou-se o comendador martins Catharino.” Sobre as posses do comendador Catarino ele ainda continua:

“Ele também tinha vindo trabalhar com o sogro que se chamava Joaquim Jose da costa pai de Úrsula da costa Catharino ficando nessa região, comprava terras, fabricas falidas, terrenos e casas que estavam abandonadas. o comendador tinha muita visão de comércio e de negócios e comprou toda essa região.

Vamos citar onde se encontra essa entrevista.

As falas do professor Adelmo nos instigam a pensar como foi esse processo de ocupação pelos funcionários da família Catarino nessa região. Visto que O Bairro, a antiga Fazenda Garcia, é composto por uma população majoritariamente negra, e o período de fixação da Família Garcia nessa localidade se deu no pós-abolição.Como as famílias descendentes de escravizados se organizaram para se adaptar as novas condições de trabalho na região?A busca pela história do Bairro nos trás algumas interrogações como essas...


REFERÊNCIAS !

Transcrição: Desafio de história 2018

Instituto Feminino da Bahia ( informações concedidas por telefone)


Texto Por - Valdeci Figueiredo

1.911 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page