top of page
  • Foto do escritorDesafio História

Associações dos moradores do bairro do Garcia

Atualizado: 21 de set. de 2020

O bairro do Garcia , por ser muito conhecido através das festas históricas e culturais . Tem uma divisória nomeadas entre Garcia e Fazenda Garcia , situada como parte nobre e a outra pobre . Que nessa parte denominada nobre é composta por prédios e escolas elitizadas e a pobre que fica um pouco mais à cima , aonde se finaliza o percurso do bairro ( no final de linha) tem a escolas municipais , centros religiosos , bares , casas de show e restaurantes . Portanto , aonde é concentrada a maior parte dos moradores.


Baseado em pesquisas e relatos , nos informam que o bairro era uma enorme fazenda e entre ela existiam dois engenhos , que atualmente sãos os bairros do Engenho Velho da Federação e Engenho Velho de Brotas. Conforme Mario Henrique de Santana , conhecido como Marinho ( professor e poeta ) , fala que : “ O Garcia vai abastecer em termo de alimentação essas áreas aqui e também torna -se entreposto de escravos. Esse lugar que a gente chama de arco, que serve como passagem das pessoas que vêm do rio vermelho até chegada a área do campo grande , para posteriormente nós chamamos de centro histórico. O Garcia começa basicamente daí e aí tira proveito dessas áreas principalmente onde a gente chama de “Manuel”. Primeiro essas áreas eram para colocar as pessoas que moram aqui e que trabalhavam na fazenda.

Ao fazer essa analogia entre o início das fazendas e a contemporaneidade do bairro, ainda há essa divisão. Mas ao falar das associações, ele trás um conceito de política e coletividade entres os moradores , por uma questão de melhoria no bairro para disseminar conhecimentos e engajamento da comunidade , não só do bairro do Garcia como também aos bairros próximos. Dessa forma, unir as associações para que possam desenvolver projetos culturais , intelectuais, histórias sobre o bairro e outras diversas atividades que são exercidas pelos moradores.


REFERÊNCIAS

Transcrições do Desafios de História


Post Por - Clara Fernanda

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page