Visita ao Quilombo Kaonge
- Desafio História
- 28 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de set. de 2020

Ao chegar ao Quilombo Kaonge fomos agraciados pelas crianças com uma bela música de boas vindas. Andamos até o centro do quilombo onde fomos apresentados a Griot Juvane e primeira palestrante do dia que começou nos contando sobre a origem do local e sua importância.
Guerreiros Quilombolas (Kaonge) quilombo organizado, foi construído no território de Jeuba : "território de jesus" . Todo local foi construído pelos africanos e índios locais, os "pega dente de cachorro". Assim denominados por fugir das senzalas e se abrigarem na terra do quilombo. Eles se juntaram com os índios que também sofriam pela escravidão e criaram no quilombo de terra fértil, vários pé de jenipapo, dendê e ervas. Construíram assim casas com a palha do dendê viviam do era produzido pela terra. A Griot Juvane também nos contou sobre a Rota da liberdade, primeira estrada do local e sobre sua vida pessoal. Ela falou da morte de sua mãe e seu pai que faleceram quando ela tinha 14 anos de idade deixando seus irmãos para tomar conta e o quilombo. Foi uma bela história de superação. Ela superou as adversidades da vida tornou-se professora. Contribuindo muito para a formação dos jovens da região.
Almoçamos e depois podemos ver as atividades desenvolvidas no quilombo. As ostras e suas cascas que ornamentavam o espaço, trabalhos artesanais. plantações, o dendê. Tudo feito por eles, contado por eles e cozinhado por eles. Depois do almoço fomos conhecer a maestria e arte de se fazer o dendê. Vimos e admiramos o passo a passo do processo e participamos da confecção. Conhecemos Dona Valdelice. Uma senhora de 90 anos que nos ensinou seu maravilhoso xarope de ervas naturais. Com muita graça e juventude nos mostrou passo a passo do processo e por último, mas não menos importante, visitamos a casa da farinha que mostrou o processo de transformação da mandioca. Essa foi nossa visita ao Quilombo Kaonge (Nome de origem Ubantô que significa Ka - Longe) um lugar acolhedor e cheio de sabedoria.
Baseado na transcrição - Valdeci Figueiredo
Revisão - Paulo Mendes.
Post por - Paulo Mendes
Comments